O QUE HÁ DE MELHOR EM
O Exame de Raio X, também conhecido como radiografia, é um exame de imagem não invasivo e indolor, que utiliza pouca radiação para identificação imediata de algumas alterações nos ossos e órgãos do paciente.
Para realização do exame, o paciente deve se deitar em uma maca ou ficar em pé contra uma superfície, em seguida é usado um dispositivo que emite um feixe de luz e partículas imperceptíveis a olho nu que atravessam o corpo em diferentes velocidades. Esses feixes, após atravessarem o corpo ficam em uma placa que transmite dados para um computador. Ao colocar uma parte do corpo entre o dispositivo e a placa, uma sombra é projetada e, a partir dela, uma imagem é obtida, como se fosse uma fotografia.
Para que o médico consiga visualizar o interior do corpo, o que é osso ganha determinada impressão, enquanto tecidos moles e partes líquidas geram outras marcas.
A preparação para o exame de Raio-X vai depender da região que será analisada. Diagnósticos de pulmão, seios da face ou ossos, não é necessário nenhum preparo.
Em radiografias que exijam o uso de contrastes podem ser necessários preparos especiais.
Se o contraste for via oral ou na veia, é solicitado jejum para reduzir eventuais efeitos colaterais do contraste.
Caso seja exame para avaliar o intestino, é solicitado a limpeza intestinal com medicamentos e uma dieta especifica pra o exame.
As orientações para cada tipo de exame serão repassadas no momento do agendamento de acordo com suas necessidades.